Cianeto Discos lança “Metal Póstumo”, dos mineiros do Ossuário
A cena extrema brasileira recebe mais um ataque sonoro com o lançamento de “Metal Póstumo”, novo EP da banda mineira Ossuário, que chega ao mercado em uma versão especial pela Cianeto Discos. O material foi disponibilizado em CD acrílico, limitado a 500 cópias. “Metal Póstumo” foi lançado originalmente em março no formato cassete, restrito a apenas 100 cópias, pela gravadora Morbid Ways to Die. Agora, com a versão em CD, o trabalho ganha novo alcance pela Cianeto Discos.
THE CROSS: Eles não param! Banda anuncia novo single “Apocrypha”
Apenas um mês após o lançamento de “Cycle of Suffering (Samsara Wheel)”, o THE CROSS — uma das maiores referências do Doom Metal sul-americano — já anuncia seu próximo single: “Apocrypha”.
Previsto para fevereiro/março de 2026, o novo trabalho traz uma colaboração de peso: o lendário baterista Rhino (Manowar – Triumph of Steel, 1992).
GORENCEPHALIC: Banda é confirmada no festival ‘Insubordinação Ato 2’
O Gorencephalic, destaque do Brutal Death Metal baiano, mantém uma rotina intensa de shows. Após ser confirmado no Halloween Metal Fest em novembro, o grupo anuncia presença no festival “Insubordinação Ato 2”, que acontece em 25 de outubro de 2025, no Discodelia Pub & Records, em Salvador/BA. O evento também contará com Arkhôn Tôn Daimoniôn, Ordered To Kill, Infected Cells e MAW no line-up.
Inventtor antecipa novo álbum com single/clipe para a faixa-título
A banda de death/doom Inventtor, formada em 2008, em Belo Horizonte (MG), segue nos preparativos para o lançamento do novo álbum, “Senhor da Obsessão”, que tem lançamento previsto para 2026. Gravado em Nova Lima (MG) e produzido por André Damien, “Senhor da Obsessão” traz arte de capa assinada por Fernando Lima e será lançado através de uma parceria com os selos Voice Music e Classic Metal.
Ostra Coisa lança documentário “O Peso da Culpa”
A banda OSTRA COISA, de Ubatuba/SP, lança o documentário “O Peso da Culpa”, que revela os bastidores de uma intensa imersão musical realizada em novembro de 2024 em um sítio na cidade de Mairiporã/SP. O filme, com cerca de 15 minutos de duração, foi editado por Éder Fausto, videomaker oficial da banda
Katharsia: banda mineira de metal sinfônico lança single de estreia
Katharsia, sexteto de metal sinfônico formado em Belo Horizonte (MG), faz sua estreia com o single e videoclipe “Echoes of Solitude”. Unindo peso, orquestrações épicas, letra de conteúdo filosófico e uma abordagem moderna do gênero
AZTLÁN: Split LP com Malefactor com capa gatefold já está disponível
Unindo duas potências do Metal Extremo baiano, o AZTLÁN e o Malefactor lançam seu aguardado Split LP. O material, que apresenta os EPs “Xipe Totec” e “The Sentinels”, já está disponível em um formato de luxo: vinil vermelho translúcido com capa gatefold, consolidando um dos lançamentos mais importantes da cena nordestina em 2025.
Overdose Nuclear lança álbum ao vivo gravado no Teatro Municipal de Ubatuba
Treze anos de estrada, suor e distorção agora ganham um registro à altura. A banda OVERDOSE NUCLEAR, de Ubatuba/SP, lança seu primeiro álbum ao vivo, gravado em agosto no palco do Teatro Municipal de Ubatuba, celebrando sua trajetória e consolidando seu nome na história do Metal independente do litoral norte paulista. Formado em 2012, o Overdose Nuclear segue firme com Júlio Candinho (vocal), Marcus Goulart (guitarra), Gustavo Albado (baixo) e Samuel Marquês (bateria), trazendo na bagagem dois álbuns, um EP e vários singles que marcam sua jornada sonora.
THE CROSS: Banda anuncia videoclipe de “Leviathan’s Lament” e divulga data de lançamento
O THE CROSS, um dos nomes mais icônicos do Doom Metal brasileiro, revelou oficialmente a data de lançamento do videoclipe de seu mais recente single, **“Leviathan’s Lament”**. A faixa, originalmente lançada em março de 2025 pela **Sangue Frio Records**, ganhará sua versão audiovisual no próximo **sábado, 18 de outubro**, no canal oficial da banda no **YouTube**.
Verteres encara dilemas internos em novo single “Passos”
A banda paraibana VERTERES segue firme na construção de sua identidade dentro do Metalcore nacional e apresenta o novo single “Passos”, já disponível nas plataformas digitais e em formato de lyric vídeo, criado por Alcides Burn. Formada em João Pessoa em 2018, a banda flerta ainda com o pós-metal e o Doom moderno, e o resultado é uma sonoridade que une peso e melodia, proposta que vem sendo lapidada desde o EP “Fragmentos: Parte 1” (2022) e que aponta agora para uma fase ainda mais sombria.
